Como preencher a declaração de conteúdo dos Correios corretamente

Tem alguns anos que os Correios adotaram a declaração de conteúdo e saber como preencha-la corretamente evitará constrangimentos e filas desnecessárias.

Com a nova regra adotada pelos Correios em fevereiro de 2018, nenhuma encomenda poderá ser enviada sem nota fiscal ou declaração de conteúdo. Em outras palavras, se você não tem empresa e não emite nota fiscal, o único jeito de fazer uma postagem é enviando com a declaração de conteúdo. A regra vale para pessoas físicas ou jurídicas.

Imprimir declaração de conteúdo

A declaração de conteúdo pode ser acessada de duas formas. A primeira e mais fácil é através do site dos Correios, baixando o arquivo em PDF, através do link: https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/pdf/valor-declarado/Declaracao_Conteudo.pdf.

A segunda opção é indo até uma das agências dos Correios e solicitar uma declaração de conteúdo para um dos atendentes. A grande diferença é que a primeira pode ser preenchida através do computador, enquanto a segunda somente pode ser preenchida a mão.

Como preencher a declaração?

Agora que você já tem a declaração em seu computador. Use o seu editor de PDF preferido para fazer a edição dos campos no computador ou imprima a folha e faça o preenchimento a caneta.

REMETENTE

Nome: Nome da pessoa que está enviando o conteúdo;

Endereço, cidade, UF, CEP: Preencha com endereço completo, incluindo o número, nome da cidade de origem do produto, estado e o CEP;

CPF/CNPJ: Número do documento de quem está enviando.

DESTINATÁRIO

No campo do destinatário, inclua o nome completo de quem comprou, endereço completo, tem que ser o mesmo da etiqueta que foi colada na caixa. Não é necessário incluir o número do CPF/CNPJ do comprador.

IDENTIFICAÇÃO DOS BENS

Apenas preencha o campo item com números se você estiver enviando mais que um produto. Na campo conteúdo, descreva o produto que está na embalagem, por exemplo: Celular usado LG K10. Não é necessário colocar quantidade ou valor unitário, apenas preencha o valor total, no final da identificação de bens.

No final, preencha com a data e cidade de envio e faça a assinatura a punho.

Onde colar a declaração de conteúdo?

Essa declaração pode ser dobrada, mas deve ser colada fora da embalagem, preferencialmente em um saquinho plástico transparente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *